Arte Trabalhadora é um coletivo de arte e educação, com sede em Novo Hamburgo e Charqueadas/RS. Atua com graffiti, muralismo, stencil, desenho, serigrafia, fotografia, audiovisual e produção cultural.
Nascido em 2019, no Vale do Sinos/RS, da união de dois estudantes e colegas do curso de Artes Visuais da FEEVALE, Matheus H. “Flores” e Guilherme da Silva, que através do PROUNI tiveram a
oportunidade de acessar o Ensino Superior.
Naquela época, eles iniciaram uma pesquisa sobre arte e ecologia, utilizando materiais recicláveis para fazer roupas, bottons, cadernos e adesivos, além de tinta artesanal feita com pigmentos de argila (tinta de terra). Foi a partir de feiras populares que iniciaram adivulgação dos seus trabalhos e que se aproximaram do Fórum de Economia Solidária do Vale dos Sinos-RS, ajudando a construir o movimento local. Na pandemia, as feiras tiveram que ser suspensas por um tempo e os integrantes do coletivo começaram a atuar com a venda online de camisetas com estampas autorais produzidas pelo grupo com ateliê próprio de serigrafia, tudo muito artesanal.
Desde antes da fundação da Arte Trabalhadora, Guilherme já trabalhava como oficineiro de graffiti e trouxe sua experiência para o coletivo. Após o fim da pandemia, o coletivo passou a desenvolver oficinas de arte-educação com a técnica do graffiti em territórios vulneráveis do Vale dos Sinos, assim como, encontros de graffiti e participações em eventos de Hip-Hop. Em 2024, o coletivo ganhou novos integrantes, Marco Rosa (artista visual formado pela FEEVALE) e Mariana de Mattos, jornalista e produtora cultural. Neste novo formato, a base docoletivo reside em Novo Hamburgo, enquanto o ateliê de serigrafia se mudou para o município de Charquedas/RS.